Muitas vezes, quando as pessoas estão se mudando ou reduzindo o tamanho do imóvel, é preciso decidir entre armazenar os móveis em um Self Storage ou em um Guarda-Móveis.
Apesar de, aparentemente, parecerem se tratar do mesmo tipo de serviço, há diferenças consideráveis. Conhecê-las, é fundamental para escolher qual opção é a melhor de acordo com as necessidades de cada um.
Principais diferenças entre Self Storage e Guarda-Móveis
Definição
Self Storage é um serviço que se popularizou nos Estados Unidos na década de 60, devido a necessidade dos americanos de espaço extra para guardar seus pertences de forma segura. A tradução literal é Auto Armazenagem, ou seja, o próprio cliente é responsável pela armazenagem dos seus pertences em Boxes (espaço alugado).
Como o próprio nome sugere, o Guarda-móveis são grandes galpões nos quais o cliente entrega seus móveis ou grandes volumes sem nenhum tipo de acesso a eles.
Armazenamento
Em um box de Self Storage, pode-se guardar uma gama enorme de itens, como: documentos, materiais de trabalho, documentos, estoque de e-commerce, coleções, roupas, móveis, dentre outros.
Em um Guarda-Móveis o armazenamento se restringe apenas a móveis e itens grandes.
Segurança
A segurança é um dos principais fatores a serem considerados. Tanto o Guarda-Móveis como o Self Storage, oferecem níveis satisfatórios de segurança, com monitoramento por câmeras 24 horas, segurança eletrônica e portões reforçados.
Entretanto, em Guarda-Móveis os bens são alocados em espaços compartilhados, e, em Self Storage os Boxes são privativos e trancados com cadeado do cliente. Além disso, possui seguro dos bens armazenados.
Lembrando, que é de extrema importância o cliente questionar a empresa a ser contratada quais tipos de segurança ela utiliza.
Acesso
No Self Storage, o cliente possui livre acesso ao box alugado durante todo o horário de funcionamento da empresa, sem custo algum. Terceiros só poderão ter acesso mediante autorização do contratante.
Em Guarda-Móveis, os móveis ficam guardados em galpões e apenas os funcionários têm acesso ao espaço para retirada dos itens. Caso o cliente precise de acessar algum pertence, é necessário marca horário e, normalmente, é cobrado uma taxa adicional.
Cuidado com os Bens
No Self Storage, o cliente é o responsável pelo seu box e pelos pertences guardados. Porém, esse serviço possui estrutura preparada que auxiliam nos cuidados dos bens, que está sempre disponibilizada sem custo adicional. Além disso, é realizada a dedetização e desratização periódica com checagem diária, e limpeza em todas as áreas de circulação diariamente.
Como o cliente não tem acesso aos itens armazenados nos Guarda-Móveis, a limpeza e cuidados diários são realizados pela empresa. Portanto, não é permitido cuidados periódicos dos bens pelo contratante. Muitas vezes essa não é uma boa opção, pois vários tipos de móveis precisam de uma manutenção para uma maior durabilidade.
Estrutura
Os Guarda-móveis oferecem espaços compartilhados entre os clientes, em cima de palettes de madeira e ficam um ao lado do outro. Podem sem também alocados em prateleiras, o que deixa o móvel exposto a qualquer falha na estrutura do local.
Os boxes do Self Storage, por sua vez, são alugados para um cliente individual, que pode organizar o espaço da maneira que quiser e determina quem tem acesso ao local. Com isso, há mais privacidade e organização dos pertences conforme o contratante desejar. os objetos, uma vez que cada um sabe onde estão seus pertences.
Qual é a melhor opção?
Quando se trata de armazenamento, há muitas opções diferentes disponíveis. Mas, qual é melhor: Self Storage ou Guarda-Móveis?
Há algumas coisas a considerar ao decidir qual é a melhor opção de armazenamento. Em primeiro lugar, o pertence a ser armazenado.
Exemplo: se o item a ser armazenado é um móvel grande e robusto, que não se deterioram então o Guarda-Móveis pode ser a melhor opção. Mas, se for itens pequenos de tamanhos variáveis ou moveis frágeis, então o Self Storage é uma ótima alternativa.
O orçamento também deve ser considerado. O Self Storage pode ser um pouco mais caro do que o Guarda-Móveis, mas tudo depende da metragem do Box e do tempo que em que o serviço será utilizado.
Obviamente, o preço não pode ser o aspecto principal, mas sim a qualidade do serviço, localização, importância dos seus pertences, segurança, tipo de contrato, entre outros fatores.
Se levar todos esses fatores em consideração, ficará fácil decidir qual a melhor opção do tipo de serviço a ser contratado.
Caso ainda restou dúvidas, entre em contato com a Lugar e Espaço ou nos faça uma visita. Nossa equipe é preparada para auxiliar os clientes da melhor maneira possível.
Estamos localizados há 2km do centro de Belo Horizonte.
Esperamos por você!