VOCÊ SABE O QUE SÃO OS “GATILHOS DE MEMÓRIA”?

É mais barato do que você imagina!

Envie fotos para nossos consultores ou agende uma visita para orçamento.

A Lugar e Espaço te conta. E te da a solução para você não precisar desfazer desses perteces tão especiais!

Sabe aqueles objetos que remetem à uma boa lembrança de alguma pessoa, de algum lugar ou algum momento?

Eles são conhecidos como “gatinhos de memória” ou “lembranças tangíveis”, e neste artigo vamos abordar um pouco sobre eles: o que são, alguns exemplos e, como é seu processo de ativação no cérebro.

Vamos lá?

O que são os gatinhos de memória”?

Os “gatilhos de memória” são itens físicos que evocam lembranças positivas emocionais ou memórias específicas reconfortantes, como uma lembrança feliz de um ente querido, de uma viagem especial ou de um evento marcante.

 Esses objetos têm um valor sentimental significativo e podem ser qualquer coisa que tenha uma conexão pessoal com a experiência ou pessoa em questão. O simples ato de ver, tocar ou sentir o cheiro desses objetos pode desencadear uma avalanche de memórias e emoções associadas a eles. Esses gatilhos tem o poder de nos transportar de volta no tempo fazer cada um reviver momentos especiais em nossas vidas.

Que tipo de itens podem geram as lembranças tangíveis?

Existem inúmeros itens que podem provocam boas saudações, dentre eles:

  • Fotografias: Álbuns de fotos ou fotos individuais trazem à tona sinceros sorrisos e experiências compartilhadas.
  • Cartas e cartões: Cartas antigas, cartões de aniversário ou cartões postais trazem de volta revivências de amizades e momentos especiais.
  • Livros e revistas: Livros favoritos, revistas antigas ou gibis podem lembram momentos leves e descomplicados.
  • Roupas e acessórios: Vestimentas e acessórios relembram ocasiões especiais, viagens ou encontros significativos.
  • Objetos artesanais: Artefatos feitos à mão, como cerâmica, esculturas ou pinturas, recordam momentos criativos e de realização pessoal.
  • Brinquedos e jogos: Brinquedos antigos, jogos de tabuleiro ou videogames trazem a infância de volta, além de momentos de diversão com amigos e familiares.
  • Presentes: Um objeto de estimação, como um urso de pelúcia ou um cobertor favorito, pode ser associado a momentos de conforto e segurança da infância.
  • Móveis e objetos de decoração: Estes são os itens que geram mais recordações. Muitas vezes são associados à histórias passadas e familiares que já se foram.

Como funciona a ativação de boas memórias no cérebro?

Recordações que aquecem o coração ocorrem através de um processo complexo que envolve várias áreas e circuitos neurais. Portanto, neste artigo, será abordado apenas uma visão geral simplificada de como ocorre a ativação das “lembranças tangíveis”.

  • Etapa 1:

Estímulo sensorial: Geralmente, uma memória é desencadeada por algum tipo de estímulo sensorial, como uma imagem, som, cheiro, gosto ou sensação tátil. Esses estímulos são capturados pelos sentidos (visão, audição, olfato, paladar, tato) e enviados para o cérebro para processamento.

  • Etapa 2:

Codificação: Quando um estímulo sensorial é percebido, é processado em diferentes áreas do cérebro, dependendo do tipo de informação. Por exemplo, a visão é processada no córtex visual, enquanto o som é processado no córtex auditivo. Essas áreas sensoriais convergem então para áreas associativas, como o hipocampo, onde a memória é codificada e armazenada.

  • Etapa 3:

Associação emocional: Lembranças positivas muitas vezes têm uma forte associação emocional. Quando um estímulo sensorial é percebido como positivo, como um cheiro que lembra um bolo recém assado ou uma música que lembra um momento feliz, áreas cerebrais relacionadas às emoções são ativadas. Essas áreas ajudam a reforçar a associação entre o estímulo e a emoção positiva, o que pode fortalecer a memória.

  • Etapa 4:

Recuperação da memória: Quando encontramos um estímulo que está associado a uma recordação positiva, o cérebro inicia o processo de recuperação da memória. Isso envolve a ativação de redes neurais que estão associadas à memória específica. A ativação dessas redes pode trazer à tona detalhes da memória, como contexto, emoções e experiências relacionadas.

  • Etapa 5:

Consolidação: Durante o processo de recuperação da lembrança, a memória também pode passar por um processo de consolidação, no qual a informação é reforçada e armazenada de forma mais duradoura no cérebro.

O processo de ativação das memórias boas pode variar de pessoa para pessoa e pode ser influenciado por fatores como contexto, experiências passadas e estado emocional atual. Além disso, a plasticidade cerebral permite que as memórias sejam moldadas e modificadas ao longo do tempo, o que pode afetar como lembranças específicas são ativadas e experimentadas.

Muitos desses objetos ocupam um espaço valioso nos armários (itens pequenos) ou no próprio imóvel (itens grandes). Além disso, eles podem incomodar outros moradores da casa.

Entretanto, temos a solução para você! 

Na Lugar e Espaço, você pode guardar inúmeros tipos de pertences que geram os “gatilhos de memória” com um excelente custo-benefício. São mais de 20 tamanhos diferentes de box.

Venha fazer uma visita e conhecer a Lugar e Espaço!

Será um prazer te receber.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

Insira seus dados abaixo para falar com um de nossos consultores pelo WhatsApp